Agora

Jairo Berger

07:30 - 10:00

Notícia

SC exporta quase o dobro de arroz em relação à 2022.

Veja Mais.
SC exporta quase o dobro de arroz em relação à 2022.

Entre os meses de abril e maio, com a colheita quase encerrada, os preços do arroz em casca continuaram a subir em Santa Catarina, um dos principais mercados do grão no Brasil.

Excluindo o período da pandemia, quando os preços atingiram níveis extraordinários, os preços observados nos primeiros cinco meses de 2023 foram os mais altos da série levantada pela Epagri/Cepa.

Conforme dados da instituição, isso ocorre porque, historicamente, esses primeiros cinco meses do ano são caracterizados por reduções consecutivas nos preços, à medida que a colheita avança e a oferta interna se consolida. No entanto, vários fatores explicam essa atipicidade, com destaque para a menor oferta interna do grão.

Impacto na economia catarinense

Na percepção do presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, entender o impacto que a rizicultura traz na economia de Santa Catarina torna ainda mais evidente a necessidade de boas parcerias entre indústrias e produtores rurais.

“Queremos que o produtor seja forte e cresça, pois se ele estiver bem, as nossas 26 indústrias associadas ao SindArroz vão ser recompensadas também. É uma relação de igualdade e troca na mesma proporção”, almeja.

Percorrendo as lavouras da família desde a infância, Rodrigo Pasini, agricultor com mais de 30 anos de experiência, entende a importância do grão para a economia do Estado.

“Somando nossa dedicação diária ao cuidado que as indústrias têm, conseguimos oferecer um cereal de alta qualidade, até porque os consumidores estão cada vez mais críticos e exigentes”, afirma Pasini.

Colheita chegando ao fim

A colheita do arroz nos campos catarinenses está quase concluída, com 99,9% da área semeada já colhida, restando apenas a colheita da soca. Conforme as estimativas da Epagri/Cepa, a expectativa é que Santa Catarina alcance uma produção de 1.235.229 toneladas de arroz na safra 2022/23.

A área plantada deve se manter estável em torno de 147 mil hectares, enquanto a produtividade apresentará uma leve redução em relação à safra anterior, que foi acima da média.

Arroz catarinense teve como principal destino a Venezuela

De janeiro a abril de 2023, as exportações somaram US$ 8,165 milhões, tendo como principal destino a Venezuela. Esse valor é aproximadamente o dobro do total exportado em todo o ano de 2022 e reflete uma tendência de aumento da participação no mercado externo, segundo a Epagri.

Do lado das importações, no primeiro quadrimestre de 2023, Santa Catarina importou o equivalente a US$ 4,299 milhões, tendo como principal parceiro comercial o Uruguai, pela proximidade dos mercados e similaridade de características do grão consumido no Brasil.

Comentários

Últimas notícias

14 Ago
Santa Catarina
Decisão nas quartas! Grêmio Ipanema e AJAP em duelo eletrizante pelo Estadual de Amadores

Saiba Mais

11 Ago
Santa Catarina
Embriaguez ao volante e desacato em São Miguel da Boa Vista

Saiba Mais

08 Ago
Santa Catarina
Polícia Militar prende autores de assalto em comércio de Maravilha

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.