Agora

Elmar Wahlbrink

12:30 - 14:00

Notícia

Chuvas em SC afetam 60 cidades, causam morte e mais de 400 ocorrências

Saiba Mais.
Chuvas em SC afetam 60 cidades, causam morte e mais de 400 ocorrências

Até às 18h desta quinta-feira (5), o Corpo Militar de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) atendeu 418 ocorrências relacionadas às chuvas dessa quarta (4), que afetaram 60 municípios e resultaram em uma morte e uma pessoa ferida. As informações foram divulgadas pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. A preocupação aumenta, visto que há alertas para um volume ainda maior de precipitação entre sexta-feira (6) e domingo (8) em todo o Estado.

Entre as 60 cidades com ocorrências, as mais afetadas foram: Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tangará, Curitibanos, Erval Velho e Rio do Sul, sendo os alagamentos e retirada de pessoas ilhadas as mais recorrentes.

Dezessete municípios decretaram situação de emergência: Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogério, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.

As chuvas causaram ainda uma morte em Santa Catarina. Um homem se afogou após tentar passar de bicicleta por uma área alagada na tarde dessa quarta-feira (4), em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. O acidente ocorreu por volta das 17h25, após as fortes chuvas que atingiram a região. Houve também registro de uma pessoa ferida em Timbó, no Vale do Itajaí.

Foram 1.084 pessoas atingidas, das quais 504 ficaram desalojadas e mais 80 estão desabrigadas. Segundo o boletim do governo do Estado, 355 pessoas estão abrigadas em um dos 26 abrigos abertos nos municípios afetados. A população deve ficar atenta nos próximos dias, principalmente por conta do solo encharcado e o risco de deslizamentos de terra.

Veja a previsão do tempo

Na sexta-feira (6), o tempo ficará instável e podem ter temporais em todas as regiões, principalmente à tarde. Essas chuvas podem vir com ventos e até granizo. A população deve ficar atenta a danos como telhados danificados, árvores derrubadas e problemas na eletricidade. Além disso, a grande quantidade de chuva em pouco tempo pode causar enchentes e deslizamentos de terra.

Durante a noite de sexta (6) e ao longo do sábado (7), é importante ficar atento nas áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste, onde pode chover, entre 150 e 200 mm, aumentando o risco de enchentes e deslizamentos.

No domingo (8), a chuva continua em outras partes de SC, com acumulações de 100 a 150 mm no Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O risco de enchentes, inundações lentas e deslizamentos ainda é alto.

Veja a situação hidrológica de cada região

Litoral Sul: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira se estendendo para o final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.

Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira com aumento gradual nos níveis durante o final de semana, podendo alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul e 11 a 12 metros em Blumenau.

Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre noite de sexta e sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de atenção.

Grande Florianópolis: Os níveis da Bacia do Rio Tijucas sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta. E na Bacia do Rio Cubatão, níveis de atenção entre domingo e segunda-feira.

*As informações são do CBMSC e Defesa Civil

Comentários

Últimas notícias

23 Out
Santa Catarina
Município de Maravilha recebe representantes do ACNUR e da Missão Scalabrini

Saiba Mais

23 Out
Santa Catarina
Maravilha presente na maior vitrine de ciência jovem no Brasil

Saiba Mais

24 Set
Santa Catarina
Quartas de final da Copa Catarinense Sub-18: Maravilha recebe Piratuba nesta sexta-feira

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.