Agora

Elmar Wahlbrink

12:30 - 14:00

Notícia

Conheça a História da Festa do Porco Recheado de Maravilha.

Saiba Mais.
Conheça a História da Festa do Porco Recheado de Maravilha.


A Festa do Porco Recheado surgiu no ano de 2009. Tudo começou em função da formatura do integrante da comunidade Fabiano Lusa(in memorian). Ele queria fazer a festa de formatura, mas os ingressos eram limitados a 10 convites e ele queria convidar toda família. Surgiu a ideia de fazer um porco recheado. Compraram um porco e pediram para o “Ota” – Otacilio Bergossa para ensinar como se desossava um porco. Ele veio e ensinou para o Deonisio Grando, Pedro Lusa e Valdir como se fazia. O forno foi emprestado do Valdir Piazentini e Mácia e Simone fizeram o recheio conforme o Ota havia recomendado sendo a mesma receita até hoje, apenas com algumas incrementações.


No ano seguinte, a diretoria da comunidade do Barro Preto, então presidida pelo Deonísio Grando, se reuniu para preparar a festa. Segundo a Márcia Lusa, a sócia Marclei comentou de realizar uma festa diferente, que atraísse as pessoas para um algo especial, que ficasse como marca registrada da comunidade e Pedro Lusa sugeriu porco recheado. Todos acharam a ideia boa e se empenharam em iniciar o evento. A primeira festa no mês de fevereiro de 2009 era só com porco recheado e nos anos seguintes foi incluído carne de gado e frango. No início foi preciso emprestar fornos, sendo que o Iguatemi Alimentos, a paróquia, e sócios da comunidade emprestaram seus fornos para realizar os primeiros eventos.


Com o passar do tempo e com os recursos obtidos com a festa, comunidade adquiriu os fornos e realizou várias melhorias no pavilhão, adequando às necessidades e exigências, tanto dos Bombeiros como da Vigilância Sanitária. Em função da pandemia, por dois anos não foi realizada a festa, mas agora será feita a 12ª edição.

Comentários

Últimas notícias

29 Jul
Dia de hoje
Em Maravilha, instabilidade no sistema SISREG pode causar lentidão nos atendimentos

Saiba Mais

29 Jul
Dia de hoje
Arcebispo de Chapecó, Dom Odelir contrai malária

Saiba Mais

28 Jul
Dia de hoje
Atletas de Maravilha se destacam nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2025

Saiba Mais