Agora

Wando Bernardes

08:00 - 11:00

Notícia

Desemprego de novembro a janeiro é o menor desde 2015, diz IBGE

Veja Mais.
Desemprego de novembro a janeiro é o menor desde 2015, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil, para o trimestre terminado em janeiro, foi de 7,6% (8,3 milhões de pessoas). O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (29/2). O valor percentual indica a parte da população economicamente ativa (apta para trabalho) em situação de desemprego no país.

A taxa sofreu queda de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado — finalizado em janeiro de 2023 —, quando foi de 8,4%. Além disso, o resultado foi o menor para os trimestres terminados em janeiro desde 2015, quando foi de 6,9%.

A desocupação mostrou estabilidade em relação ao trimestre imediatamente anterior — de agosto a outubro —, que apresentou o mesmo valor (7,6%). Dessa forma, o dado põe fim a uma sucessão de quedas na desocupação nos últimos semestres.

Em comparação a todos os trimestres móveis, a taxa sofreu a primeira alta desde fevereiro de 2023, apesar do IBGE não considerar os dados comparáveis por haver sobreposição temporal.

Os dados de desemprego finalizados em janeiro estão sujeitos à sazonalidade do mercado de trabalho, que costuma estar aquecido pela geração de empregos temporários para atender à demanda das festas de fim de ano. Normalmente, essas vagas acabam sendo dispensadas no início do ano seguinte.

Fonte: Correio Braziliense

Comentários

Últimas notícias

26 Abr
Brasil
Trabalhador de 23 anos morre engasgado com pedaço de carne em SC.

Saiba Mais.

26 Abr
Brasil
Morre aos 80 anos Albino Manique, fundador do grupo Os Mirins.

Saiba Mais.

26 Abr
Brasil
Polícia Federal prende homem com R$ 1 mil em notas falsas em agência dos Correios.

Saiba Mais.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.