Agora

Wando Bernardes

14:00 - 16:00

Notícia

Frente de rajada atinge cidade no Oeste de SC.

Saiba Mais.
Frente de rajada atinge cidade no Oeste de SC.

Um vendaval passou por Seara, no Meio-Oeste catarinense, deixando um rastro de destruição neste sábado (16). Árvores foram quebradas ao meio, e casas e galpões chegaram a ser destruídos pela força do vento, na comunidade de linha Serra Alta.

A Defesa Civil confirmou, através da análise conjunta dos danos e imagens do radar meteorológico de Chapecó, que o fenômeno no local foi identificado como uma “frente de rajada”. A ocorrência foi durante um forte temporal, entre 13h45min e 14h30min.

A Linha Floresta, em Alto Bela Vista, também foi afetada pelo temporal, causado pela combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas.

Segundo a Defesa Civil do Estado, o vendaval ocorre quando correntes descendentes, que normalmente são observadas na dianteira das nuvens, alcançam a superfície, fazendo com que o ar frio se expanda para os lados, causando a frente de rajada. Em bom português: o ar mais frio desce com força, causando o vento forte, enquanto o ar quente sobe, alimentando ainda mais o temporal, o que potencializa estragos.

Imagens do radar de Chapecó mostram esse fenômeno que atingiu Seara, associado à ocorrência de rajadas de vento e tempestades severas.

Outros vendavais em SC

O fenômeno já ocorreu outras vezes no Estado. Em novembro, a frente de rajada passou por Guaraciaba, no Oeste, e a força do vento arrancou todo o telhado da Igreja Matriz do município.

Também em novembro, em São João Batista, na Grande Florianópolis, o vendaval passou acompanhado de granizo e ocorreu durante uma enchente no município. O fenômeno resultou no destelhamento de 63 residências e duas empresas do ramo madeireiro no interior do município, além de grandes prejuízos ao setor agrícola. 

Comentários

Últimas notícias

04 Ago
Polícia
Mais de 17 mil pessoas prestigiam as comemorações dos 67 anos de Maravilha

Saiba Mais

04 Ago
Polícia
Novo CEI Cinderela é inaugurado em Maravilha

Saiba Mais

29 Jul
Polícia
Em Maravilha, instabilidade no sistema SISREG pode causar lentidão nos atendimentos

Saiba Mais