Agora

Assembleia de Deus Maravilha

10:30 - 11:30

Notícia

Julgamento da aposentadoria de ex-governadores de SC é suspenso no STF

Saiba Mais.
Julgamento da aposentadoria de ex-governadores de SC é suspenso no STF

O julgamento das aposentadorias dos ex-governadores de Santa Catarina foi suspenso novamente no Supremo Tribunal Federal, desta vez, por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. No ano passado, a discussão já havia sido interrompida por um pedido de vista de Gilmar Mendes.

A ação foi movida pela Procuradoria Geral da República em 2020, e questiona a constitucionalidade das pensões, que são pagas em poucos estados no Brasil, sendo, Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Paraíba, Rondônia, Sergipe, Acre, Rio Grande do Sul e Pará.

Em Santa Catarina, sete ex-governadores recebem o benefício, que foi extinto em 2017 por meio de uma PEC, sendo eles, Colombo Salles, Jorge Bornhausen, Esperidião Amin, Leonel Pavan, Paulo Afonso, Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira.

No caso de Pinho Moreira, que deixou o governo em 2018 já sob as novas regras, a aposentadoria diz respeito ao período em que ele assumiu o governo em 2006.

Cada ex-governador recebe R$ 37.589 por mês. Juntos, os sete somam R$ 3,1 milhões ao ano.

As viúvas de ex-governadores também têm direito ao benefício no Estado.

Carlos Moisés é o único ex-governador que não recebe aposentadoria por ter exercido o cargo de governador nos últimos quatro anos.

Comentários

Últimas notícias

29 Jul
Política
Em Maravilha, instabilidade no sistema SISREG pode causar lentidão nos atendimentos

Saiba Mais

29 Jul
Política
Arcebispo de Chapecó, Dom Odelir contrai malária

Saiba Mais

28 Jul
Política
Atletas de Maravilha se destacam nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2025

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.