Notícia

Mais de 800 mil catarinenses estão com título irregular e não poderão votar

Saiba Mais
Mais de 800 mil catarinenses estão com título irregular e não poderão votar

Eleitores de todo o Brasil irão às urnas para escolher prefeitos, vices e vereadores no domingo, dia 6. Entretanto, para poder votar, é necessário estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Em Santa Catarina, 826.453 eleitores estão com o título eleitoral cancelado ou suspenso e não poderão votar. O estado tem 5.640.659 eleitores regulares e aptos a exercer o direito ao voto.

A consulta à situação eleitoral pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na aba “Serviços” da página principal. Além disso, também é possível conferir por meio do e-Título, aplicativo que reúne essa e outras informações úteis ao eleitor.

Entre os motivos que levam uma inscrição eleitoral a ser cancelada, o principal é o não comparecimento à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa ou pagar multa. Já a suspensão pode ocorrer em casos como condenação criminal definitiva ou condenação por improbidade administrativa.

O prazo para regularização a tempo das eleições 2024 terminou no dia 9 de maio, quando o cadastro eleitoral foi fechado. Após a realização do pleito, o cadastro será reaberto a partir do dia 5 de novembro, quando os serviços como alistamento, regularização e transferências do título voltam a ficar disponíveis.

Comentários

Últimas notícias

29 Jul
Polícia
Em Maravilha, instabilidade no sistema SISREG pode causar lentidão nos atendimentos

Saiba Mais

29 Jul
Polícia
Arcebispo de Chapecó, Dom Odelir contrai malária

Saiba Mais

28 Jul
Polícia
Atletas de Maravilha se destacam nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2025

Saiba Mais