Agora

Elmar Wahlbrink

12:30 - 14:00

Notícia

Maravilha realiza 1ª reunião do ano do Comitê Gestor da Escuta Especializada de Crianças

Saiba Mais
Maravilha realiza 1ª reunião do ano do Comitê Gestor da Escuta Especializada de Crianças

Na manhã de sexta-feira, 24 de janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maravilha promoveu a primeira reunião do ano do Comitê Gestor da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. O encontro teve como foco fortalecer a articulação entre os órgãos responsáveis e definir estratégias para aprimorar o atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no município.


Composto por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Polícia Militar, o Comitê Gestor tem como objetivo promover a colaboração entre as diversas entidades para garantir os direitos da infância e adolescência em Maravilha.
A escuta especializada, procedimento regulamentado pela Lei Federal nº 13.431/2017, é essencial para garantir um atendimento digno e respeitoso a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Realizada por profissionais capacitados, a escuta acontece em um ambiente seguro, onde os relatos são acolhidos de maneira a evitar a revitimização, ou seja, o sofrimento adicional causado pela repetição das histórias em diferentes instituições.

O foco é proteger o bem-estar emocional e psicológico das vítimas, respeitando sua idade e desenvolvimento.
Durante a reunião, os participantes discutiram a importância de integrar ainda mais as ações entre os órgãos responsáveis e delinearam as diretrizes para o atendimento durante o ano de 2025. A Prefeitura de Maravilha reafirmou seu compromisso com a implementação dessas políticas públicas e com a proteção integral das crianças e adolescentes, garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor para as futuras gerações.
Com o objetivo de promover o bem-estar e a segurança dos jovens, a gestão municipal segue empenhada na criação e execução de políticas públicas eficazes, buscando assegurar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes da cidade.

Fonte(s): Prefeitura de Maravilha

Comentários

Últimas notícias

04 Ago
Maravilha
Mais de 17 mil pessoas prestigiam as comemorações dos 67 anos de Maravilha

Saiba Mais

04 Ago
Maravilha
Novo CEI Cinderela é inaugurado em Maravilha

Saiba Mais

29 Jul
Maravilha
Em Maravilha, instabilidade no sistema SISREG pode causar lentidão nos atendimentos

Saiba Mais