Notícia

Menino sobrevive ao nascer pesando 635 gramas

Saiba Mais
Menino sobrevive ao nascer pesando 635 gramas

A chegada de um filho é sempre um momento de expectativa e emoção, mas para algumas mães esse capítulo também traz grandes desafios, como o enfrentado por Dheryolynny Silva Campos. A mãe de primeira viagem ficou 150 dias ao lado do filho Noah, que lutou bravamente por cada dia de vida.

O bebê nasceu prematuro extremo, com apenas 23 semanas e 5 dias, pesando 635 gramas, em outubro de 2024, na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis. Tão frágil quanto guerreiro, o pequeno desafiou as estatísticas e é o primeiro com tal idade gestacional a receber alta hospitalar na unidade.

A Maternidade é referência em Santa Catarina em gestação de alto risco e atende aproximadamente 300 recém-nascidos por ano na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Cada gesto de cuidado fez toda a diferença na jornada da família na UTI. 

Bebês prematuros nascidos entre 22 e 23 semanas de gestação enfrentam dificuldades significativas devido aos limites de viabilidade. No Brasil, a taxa de sobrevivência para aqueles que nascem antes das 25 semanas é de aproximadamente 50%, sendo que a taxa diminui quanto menor for a idade gestacional.

Todos por uma vida

O tratamento do Noah contou com o suporte de uma equipe multidisciplinar e até mesmo a consultoria de especialistas de fora do país. Todos trabalharam com um único propósito: salvar essa pequena vida.

“Trabalhar com um bebê prematuro assim exige cuidado, menos manipulação e mais atenção. Para isso, é preciso foco de toda a equipe, um trabalho em conjunto mesmo. Todos tivemos que aprender, pois se trata de um paciente diferenciado. Fizemos o possível para que tudo desse certo — e deu —, garantimos que ele saísse com o mínimo de sequelas e que pudéssemos entregá-lo à mãe”, afirma Susian Cássia Liz Luz, enfermeira chefe.

Fonte(s): RCO

Comentários

Últimas notícias

29 Jul
Santa Catarina
Em Maravilha, instabilidade no sistema SISREG pode causar lentidão nos atendimentos

Saiba Mais

29 Jul
Santa Catarina
Arcebispo de Chapecó, Dom Odelir contrai malária

Saiba Mais

28 Jul
Santa Catarina
Atletas de Maravilha se destacam nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2025

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.