Notícia

MPF resgata seis indígenas em condições análogas a escravidão em Itapiranga

Saiba Mais
MPF resgata seis indígenas em condições análogas a escravidão em Itapiranga
 Na última sexta-feira (6), o Ministério Público Federal (MPF) participou de uma operação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), que resgatou sete trabalhadores indígenas da etnia Guarani-Mbya em condições análogas à escravidão em uma fazenda em Itapiranga (SC). Os trabalhadores, que estavam em alojamentos insalubres e sem vínculo formal, eram empregados na produção de mandioca. A operação, realizada com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Federal (PF), constatou condições degradantes, como falta de acesso a água potável e higiene básica.

Além disso, duas crianças e dois menores de 18 anos estavam entre os resgatados. O empregador foi multado e obrigado a pagar R$ 21.999,63 em valores rescisórios. O MPF, após visita à comunidade Guarani-Mbya, em março de 2024, já havia expedido recomendações para melhorar a situação dos indígenas, incluindo a regularização de seus direitos territoriais e de documentação. A Prefeitura de Itapiranga foi orientada a providenciar espaço provisório e definitivo para os indígenas, garantindo condições mínimas de habitabilidade e apoio social.

Comentários

Últimas notícias

17 Dez
Polícia
Governador Jorginho Mello estará em Maravilha nesta quinta-feira

Saiba Mais

17 Dez
Polícia
Dois casos de Chikungunya são confirmados em Maravilha

Saiba Mais

15 Dez
Polícia
Maravilha recebe lançamento oficial do 5G

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.