Notícia

MPF resgata seis indígenas em condições análogas a escravidão em Itapiranga

Saiba Mais
MPF resgata seis indígenas em condições análogas a escravidão em Itapiranga
 Na última sexta-feira (6), o Ministério Público Federal (MPF) participou de uma operação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), que resgatou sete trabalhadores indígenas da etnia Guarani-Mbya em condições análogas à escravidão em uma fazenda em Itapiranga (SC). Os trabalhadores, que estavam em alojamentos insalubres e sem vínculo formal, eram empregados na produção de mandioca. A operação, realizada com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Federal (PF), constatou condições degradantes, como falta de acesso a água potável e higiene básica.

Além disso, duas crianças e dois menores de 18 anos estavam entre os resgatados. O empregador foi multado e obrigado a pagar R$ 21.999,63 em valores rescisórios. O MPF, após visita à comunidade Guarani-Mbya, em março de 2024, já havia expedido recomendações para melhorar a situação dos indígenas, incluindo a regularização de seus direitos territoriais e de documentação. A Prefeitura de Itapiranga foi orientada a providenciar espaço provisório e definitivo para os indígenas, garantindo condições mínimas de habitabilidade e apoio social.

Comentários

Últimas notícias

16 Set
Polícia
Caminhão carregado com cerveja pega fogo no Meio-Oeste

Saiba Mais

16 Set
Polícia
No trimestre encerrado em julho, desemprego cai para 5,6%, menor taxa desde 2012

Saiba Mais

11 Set
Polícia
Futsal de Base Maravilha encara o Grêmio Falcões pela Liga Catarinense Sub-18

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.