Notícia

Pais que se recusaram a vacinar bebê tem documentos bloqueados em Cunha Porã

Saiba Mais
Pais que se recusaram a vacinar bebê tem documentos bloqueados em Cunha Porã

Pais de um bebê tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaportes bloqueados pela Justiça após se recusarem a vacinar a criança, de um ano e dois meses. Caso aconteceu em Cunha Porã/SC.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aprovou na última terça-feira (13) a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dos passaportes do casal, depois dos responsáveis se recusarem a vacinar o bebê.

Segundo o TJSC, a medida valerá até que a criança receba todas as vacinas previstas no calendário de vacinação.

Entenda o caso

Os pais teriam se negado a vacinar a criança em agosto de 2024. Na época, o bebê tinha apenas sete meses e não tinha registro de vacinas básicas. A Justiça entrou com uma liminar no dia 8 de agosto exigindo que o esquema vacinal fosse atualizado.

Segundo o Tribunal de Justiça, "a decisão judicial ordenou que os pais atualizassem a caderneta, sob pena de multa de R$ 500/dia até o limite de R$ 10 mil".


Entretanto, a criança não foi vacinada durante o prazo e, em março deste ano, o Ministério Público solicitou a vacinação do menino, com autorização judicial para entrar na residência, caso houvesse resistência.

Os pais gravaram o momento em que os agentes tentaram cumprir a ordem judicial e postaram na internet. O vídeo viralizou e, segundo informações do Tribunal de Justiça, a defesa da família entrou com recurso contra a multa e a exigência de vacinação.

A vacinação foi suspensa temporariamente e, em resposta, o TJSC decidiu suspender os documentos dos responsáveis até que eles cumpram a ordem judicial de vacinação.

O que diz a Justiça

O TJSC manteve a obrigatoriedade da vacinação, mas afastou qualquer possibilidade de uso de força física para realizar a imunização.

Os três desembargadores da 6ª Câmara de Direito Civil votaram pela suspensão dos documentos até que a vacinação da criança seja realizada. A medida foi comunicada à Polícia Federal e ao Detran-SC para cumprimento imediato.


Fonte: NSC

Comentários

Últimas notícias

12 Dez
Santa Catarina
Mãe e filho maravilhenses percorrem o Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago é uma das peregrinações mais tradicionais do mundo, com destino à Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha

02 Dez
Santa Catarina
Ceditec Auriverde 2025 inicia em Maravilha

Saiba Mais

02 Dez
Santa Catarina
Trabalhador perde a vida após ser atingido por tora durante descarregamento na BR-158

Saiba Mais