Agora

Wando Bernardes

14:00 - 16:00

Notícia

Pais que se recusaram a vacinar bebê tem documentos bloqueados em Cunha Porã

Saiba Mais
Pais que se recusaram a vacinar bebê tem documentos bloqueados em Cunha Porã

Pais de um bebê tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaportes bloqueados pela Justiça após se recusarem a vacinar a criança, de um ano e dois meses. Caso aconteceu em Cunha Porã/SC.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aprovou na última terça-feira (13) a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dos passaportes do casal, depois dos responsáveis se recusarem a vacinar o bebê.

Segundo o TJSC, a medida valerá até que a criança receba todas as vacinas previstas no calendário de vacinação.

Entenda o caso

Os pais teriam se negado a vacinar a criança em agosto de 2024. Na época, o bebê tinha apenas sete meses e não tinha registro de vacinas básicas. A Justiça entrou com uma liminar no dia 8 de agosto exigindo que o esquema vacinal fosse atualizado.

Segundo o Tribunal de Justiça, "a decisão judicial ordenou que os pais atualizassem a caderneta, sob pena de multa de R$ 500/dia até o limite de R$ 10 mil".


Entretanto, a criança não foi vacinada durante o prazo e, em março deste ano, o Ministério Público solicitou a vacinação do menino, com autorização judicial para entrar na residência, caso houvesse resistência.

Os pais gravaram o momento em que os agentes tentaram cumprir a ordem judicial e postaram na internet. O vídeo viralizou e, segundo informações do Tribunal de Justiça, a defesa da família entrou com recurso contra a multa e a exigência de vacinação.

A vacinação foi suspensa temporariamente e, em resposta, o TJSC decidiu suspender os documentos dos responsáveis até que eles cumpram a ordem judicial de vacinação.

O que diz a Justiça

O TJSC manteve a obrigatoriedade da vacinação, mas afastou qualquer possibilidade de uso de força física para realizar a imunização.

Os três desembargadores da 6ª Câmara de Direito Civil votaram pela suspensão dos documentos até que a vacinação da criança seja realizada. A medida foi comunicada à Polícia Federal e ao Detran-SC para cumprimento imediato.


Fonte: NSC

Comentários

Últimas notícias

19 Mai
Santa Catarina
João Rodrigues critica levar bebês reborn para consultas

Saiba Mais

19 Mai
Santa Catarina
Em Maravilha Homem é solto da cadeia e em menos de 24 horas pratica outro roubo

Saiba Mais

16 Mai
Santa Catarina
IBGE divulga dados populacionais de Maravilha referentes ao ano de 2023

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.