Notícia

Pinhalense com infarto é salvo no Hospital Regional do Oeste

Saiba Mais
Pinhalense com infarto é salvo no Hospital Regional do Oeste

Na última segunda-feira (1º), um paciente de 49 anos sofreu um infarto agudo do miocárdio em Pinhalzinho e foi rapidamente socorrido por equipes do SAMU/Aeromédico e policiais do SAER-FRON. O resgate contou com o helicóptero do SAER, permitindo um atendimento ágil e eficiente no HRO.

Segundo o cardiologista Dr. Guilherme Bernardi, responsável pelo cateterismo do paciente, a parceria entre SAER e HRO foi fundamental para reduzir o chamado tempo “porta-balão” — período entre a chegada do paciente ao hospital e a realização do procedimento. Enquanto o tempo de referência médica para esse atendimento é de até 1h30, no caso deste paciente, o cateterismo foi realizado em apenas 20 minutos, fator essencial para evitar sequelas graves.

Bernardi destaca que a rapidez no atendimento foi possível graças à coordenação eficiente entre as equipes. Assim que o chamado foi recebido, o HRO mobilizou sua estrutura para garantir que o paciente fosse atendido imediatamente ao chegar. O fluxo ágil permitiu que ele desse entrada no hospital às 18h32, iniciasse o procedimento às 18h44 e, às 19h38, já estivesse na sala de recuperação.

“O infarto é uma doença grave e tempo-dependente. Tudo que conseguimos fazer para agilizar o atendimento traz benefícios diretos para o paciente. Neste caso, um homem de 49 anos que poderia ter morrido ou ficado com sequelas cardíacas graves, agora tem grande chance de recuperação com impactos mínimos. É uma vitória para a saúde e um orgulho para Chapecó contar com uma equipe do SAER e um serviço de cardiologia de alta complexidade habilitado no HRO para atender pelo SUS”, enfatiza o médico.

Fonte(s): A sua Voz

Comentários

Últimas notícias

11 Set
Santa Catarina
Futsal de Base Maravilha encara o Grêmio Falcões pela Liga Catarinense Sub-18

Saiba Mais

28 Ago
Santa Catarina
Final do Municipal de Futsal define campeão neste sábado em Maravilha

Saiba Mais

27 Ago
Santa Catarina
Com novo formato, Campeonato Municipal de Futebol de Maravilha terá 19 equipes confirmadas

Saiba Mais