Agora

Wando Bernardes

08:00 - 11:00

Notícia

Queda na vacinação contra a poliomielite acende alerta em SC.

Saiba Mais.
Queda na vacinação contra a poliomielite acende alerta em SC.

O Dia Mundial de Combate à Poliomielite é comemorado nesta terça-feira (24), mas a queda no índice de vacinação contra a doença, também chamada de pólio ou paralisia infantil, preocupa a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), e acende um alerta para a possibilidade de retorno da enfermidade. A última vez que a meta de 95% de cobertura vacinal foi alcançada foi em 2017, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do Estado.

O último caso de poliomielite no Estado foi registrado em 1989, e a última morte em 1987. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (agente que causa a poliomielite) desde 1990.

— A gente acredita que essa falta de familiaridade da população com a doença, já que não registramos casos de paralisia infantil no Estado há mais de 30 anos, acabou causando uma falsa sensação de segurança. As pessoas passaram a acreditar que a doença não pode retornar, mas é justamente isso que acontece quando baixamos a guarda, quando deixamos de lado a nossa barreira, a nossa proteção que é a vacinação —, afirma a gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho.

Queda na meta de vacinação em SC

Nos últimos anos, Santa Catarina teve uma queda no índice de vacinação, cuja meta é vacinar 95% da população, o que chegou a ser alcançado em 2015 (96%) e 2017 (95%). Desde então, no entanto, o percentual vem caindo: chegou a 83% em 2021, e 86% em 2022.

— Temos trabalhado em conjunto com os municípios, para voltar a alcançar aqueles índices de vacinação registrados nos anos de 2015, 2017, justamente para evitar o retorno da doença ao nosso convívio —, enfatiza Fialho.

Vacinação contra a poliomielite

A vacina contra poliomielite é indicada para todas as crianças menores de cinco anos. São três doses, e mais duas de reforço.

- 1ª dose: 2 meses com a vacina injetável

- 2ª dose: 4 meses com a vacina injetável

- 3ª dose: 6 meses com a vacina injetável

- 1º reforço: 1 ano e 3 meses com a vacina oral (gotinha)

- 2º reforço: 4 anos com a vacina oral (gotinha)

Campanha de Multivacinação

A Campanha de Multivacinação em Santa Catarina vai até o dia 28 de outubro, e os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação são oferecidos gratuitamente. Eles protegem contra mais de 20 doenças, inclusive a poliomielite.

Crianças que por algum motivo não tenham se vacinado contra a doença ou não tenham completado o esquema vacinal podem procurar uma unidade de saúde para colocar as doses em dia.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus que pode atingir crianças e adultos. Uma sequela é a paralisia dos membros inferiores. Não existe tratamento específico para a poliomielite, por isso a importância da vacinação, única forma de prevenção. A doença pode ser transmitida através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Comentários

Últimas notícias

04 Ago
Santa Catarina
Mais de 17 mil pessoas prestigiam as comemorações dos 67 anos de Maravilha

Saiba Mais

04 Ago
Santa Catarina
Novo CEI Cinderela é inaugurado em Maravilha

Saiba Mais

29 Jul
Santa Catarina
Em Maravilha, instabilidade no sistema SISREG pode causar lentidão nos atendimentos

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.