Notícia

Safra catarinense de pitaia é 40% maior em 2023.

Saiba Mais.
Safra catarinense de pitaia é 40% maior em 2023.

Santa Catarina encerra a safra 2022/23 da pitaia com mais de 2,5 mil toneladas da fruta comercializadas, um crescimento de 40% em comparação à safra passada e um movimento econômico de R$15 milhões para o estado. O levantamento da produção foi realizado pela Epagri com dados obtidos pelas cooperativas Cooperja, de Jacinto Machado, e Coopervalesul, de Turvo, além de atacadistas da região Sul-Catarinense, onde está concentrada a produção da fruta.

Conforme o engenheiro-agrônomo Ricardo Martins, extensionista rural da Epagri em Maracajá, o aumento de produção se deve em parte ao aumento da área plantada, mas principalmente pelo fato da maioria dos pomares estarem na fase adulta, resultando em maior produção. “Os números poderiam ter sido melhores se não tivéssemos enfrentado problemas climáticos como altas temperaturas e estresse hídrico (desidratação da planta), que prejudicaram o desenvolvimento de frutos com padrão comercial”, explica Ricardo.

A maioria da produção foi comercializada pelas cooperativas em centrais de distribuição como Ceagesp e Ceasa, sendo o mercado interno o principal consumidor.

Comentários

Últimas notícias

02 Jan
Santa Catarina
Caçamba se desprende após caminhonete bater contra árvore na BR-282

Saiba Mais

17 Dez
Santa Catarina
Governador Jorginho Mello estará em Maravilha nesta quinta-feira

Saiba Mais

17 Dez
Santa Catarina
Dois casos de Chikungunya são confirmados em Maravilha

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.