Agora

Elmar Wahlbrink

12:30 - 14:00

Notícia

Usina hidrelétrica histórica desativada há 50 anos é revitalizada em SC.

A usina é tombada como Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município de São José.
Usina hidrelétrica histórica desativada há 50 anos é revitalizada em SC.

Uma usina hidrelétrica inaugurada em 1910 em São José, na Grande Florianópolis, passa por obras de revitalização e deverá voltar a funcionar entre março e abril deste ano. Com investimentos de R$ 9 milhões, a unidade voltará a gerar energia elétrica 52 anos após o encerramento de suas atividades, em 1972.

A obra de revitalização da Usina Maruim é de responsabilidade das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), e já está 70% concluída. A companhia resolveu reativar a usina por ela ser um patrimônio histórico e gerar energia limpa. Quando pronta, ela poderá gerar luz para 2 mil unidades consumidoras localizadas perto dela.

— Do ponto de vista energético, a usina vai trazer geração de energia limpa, de qualidade e com baixo impacto ambiental — afirma o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Elói Hoffelder.

O diretor acredita que a reinauguração da usina será um momento histórico e que promoverá maior aproximação da companhia com a comunidade. A Usina Maruim foi construída para atender a iluminação das ruas e os principais prédios públicos de Florianópolis, além das cidades de São José e Biguaçu.

Após 40 anos de uso, a usina já não supria a demanda energética da Capital e passou a alimentar apenas as duas cidades vizinhas. Sua desativação ocorreu em 14 de dezembro de 1972. Em 2005, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município. A ideia é manter as suas características de construção originais na revitalização.

Comentários

Últimas notícias

04 Ago
Santa Catarina
Mais de 17 mil pessoas prestigiam as comemorações dos 67 anos de Maravilha

Saiba Mais

04 Ago
Santa Catarina
Novo CEI Cinderela é inaugurado em Maravilha

Saiba Mais

29 Jul
Santa Catarina
Em Maravilha, instabilidade no sistema SISREG pode causar lentidão nos atendimentos

Saiba Mais

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.